O número é um conceito fundamental em Matemática que tomou
forma num longo desenvolvimento histórico. A origem e formulação deste conceito
ocorreu simultaneamente com o despontar, entenda-se nascimento, e
desenvolvimento da Matemática. As atividades práticas do homem, por um lado, e
as exigências internas da Matemática por outro determinaram o desenvolvimento
do conceito de número. A necessidade de contar objetos levou ao aparecimento do
conceito de número Natural.
Todas as nações que desenvolveram formas de escrita introduziram o conceito de
número Natural e desenvolveram um sistema de contagem. O desenvolvimento
subsequente do conceito de número prosseguiu principalmente devido ao próprio
desenvolvimento da Matemática. Os números negativos aparecem pela primeira vez
na China antiga. Os chineses estavam acostumados a calcular com duas coleções
de barras - vermelha para os números positivos e preta para os números
negativos.No entanto, não aceitavam a ideia de um número negativo poder ser
solução de uma equação. Os Matemáticos indianos descobriram os números negativos
quando tentavam formular um algoritmo para a resolução de equações quadráticas.
São exemplo disso as contribuições de Brahomagupta, pois a aritmética
sistematizada dos números negativos encontra-se pela primeira vez na sua obra.
As regras sobre grandezas eram já conhecidas através dos teoremas gregos sobre
subtracção, como por exemplo (a -b)(c -d) = ac +bd -ad -bc, mas os hindus
converteram-nas em regras numéricas
sobre números negativos e positivos.
sobre números negativos e positivos.
Diofanto (Séc. III) operou facilmente com os números negativos. Eles apareciam
constantemente em cálculos intermédios em muitos problemas do seu
"Aritmetika", no entanto havia certos problemas para o qual as
soluções eram valores inteiros negativos como por exemplo:
4
= 4x +20
3x -18 = 5x^2
3x -18 = 5x^2
Nestas situações Diofanto limitava-se a classificar o problema de absurdo. Nos
séculos XVI e XVII, muitos matemáticos europeus não apreciavam os números
negativos e, se esses números apareciam nos seus cálculos, eles
consideravam-nos falsos ou impossíveis. Exemplo deste facto seria Michael
Stifel (1487- 1567) que se recusou a admitir números negativos como raízes de
uma equação, chamando-lhes de "numeri absurdi. Cardano usou os
números negativos embora chamando-os de "numeri ficti". A situação
mudou a partir do (Séc.XVIII) quando foi descoberta uma interpretação
geométrica dos números positivos e negativos como sendo segmentos de direções
opostas.
Demonstração da regra dos sinais (segundo Euler)
Euler,
um virtuoso do cálculo como se constata nos seus artigos científicos pela
maneira audaz como manejava os números relativos e sem levantar questões quanto
à legitimidade das suas construções forneceu uma explicação ou justificação
para a regra os sinais. Consideremos os seus argumentos:
1- A multiplicação de uma dívida por um número positivo não oferece
dificuldade, pois 3 dívidas de a escudos é uma dívida de 3a escudos, logo
(b).(-a) = -ab.
2- Por comutatividade, Euler deduziu que (-a).(b) = -ab
Destes dois argumentos conclui que o produto de uma quantidade positiva por uma quantidade negativa e vice-versa é uma quantidade negativa.
Destes dois argumentos conclui que o produto de uma quantidade positiva por uma quantidade negativa e vice-versa é uma quantidade negativa.
3- Resta determinar qual o produto de (-a) por (-b). É evidente diz Euler que o
valor absoluto é ab. É pois então necessário decidir-se entre ab ou -ab. Mas
como (-a) ´ b é -ab, só resta como única possibilidade que (-a).(-b) =
+ab.
É
claro que este tipo de argumentação vem demonstrar que qualquer
"espírito" mais zeloso, como Stendhal, não pode ficar satisfeito,
pois principalmente o terceiro argumento de Euler não consegue provar ou mesmo
justificar coerentemente que - por - = +. No fundo, este tipo de argumentação
denota que Euler não tinha ainda conhecimentos suficientes para justificar
estes resultados aceitalvelmente. Na mesma obra de Euler podemos verificar que
ele entende os números negativos como sendo apenas uma quantidade que se pode
representar por uma letra precedida do sinal - (menos). Euler não compreende
ainda que os números negativos são quantidades menores que zero.
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