Métodos de Multiplicação

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Serra do Salitre (MG),

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

ALVO 13 - ADIÇÃO









ALVO 13 - ADIÇÃO (duplas ou grupo de três alunos)

Material: Conjunto com 40 cartas sendo 4 grupos de 1 a 10.
Objetivo: Treinar o cálculo mental.

1)     As cartas devem ser embaralhadas e distribuídas. São três para cada jogador. Na mesa, colocam-se quatro cartas, todas com os números voltados para cima. As demais ficam de lado, no monte.
2)     O alvo ou o objetivo de cada jogador é o de fazer 13 pontos, somando os números de duas cartas, uma da mão e uma da mesa.
3)     O grupo decide quem começará o jogo, quem será o segundo e assim por diante. Na sua vez de jogar, cada jogador deve somar uma carta da mão com uma da mesa e fazer 13 pontos.
4)     Separam-se as cartas que somaram 13 pontos.
5)     Se na sua vez de jogar você não conseguir somar 13 pontos, coloque uma carta da mão na mesa.
6)     Quando acabarem todas as cartas das mãos, distribuem-se mais três cartas do monte para cada jogador e reinicia a busca pelo alvo 13.
7)     Ganha o jogo quem fizer mais vezes 13 pontos.


VARIAÇÃO AO ALVO 13:

Objetivo: Introduzir adição de três ou mais parcelas e ilustrar a propriedade associativa da adição.

1)     As cartas devem ser embaralhadas e distribuídas. São três para cada jogador. Na mesa, colocam-se quatro cartas, todas com os números voltados para cima. As demais ficam de lado, no monte.
2)     O alvo ou o objetivo de cada jogador é o de fazer 13 pontos, somando os números de duas ou mais cartas, uma da mão e as demais da mesa.
3)     O grupo decide quem começará o jogo, quem será o segundo e assim por diante. Na sua vez de jogar, cada jogador deve somar uma carta da mão com uma ou mais da mesa e fazer 13 pontos.
4)     Separam-se as cartas que somaram 13 pontos.
5)     Se na sua vez de jogar você não conseguir somar 13 pontos, coloque uma carta da mão na mesa.
6)     Quando acabarem todas as cartas das mãos, distribuem-se mais três cartas do monte para cada jogador e reinicia a busca pelo alvo 13.
7)     Caso não fique nenhuma carta na mesa, o próximo a jogar coloca uma carta na mesa.
8)     Ganha o jogo quem tiver mais cartas.       

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