Espero que este blog seja de grande ajuda nos trabalhos escolares.



Pesquisar este blog

Serra do Salitre (MG),

sábado, 21 de abril de 2012

Ângulos - Aula com Abacaxi

Material: Fatias circulares de abacaxi, pratos e talheres.


 A aula apresentada abaixo pelas imagens demonstra como foi mediado o conhecimentos sobre os principais ângulos 30º, 45º,  60º, 90º, 180º, 270º, 360º dentre outros e a relação entre os quadrantes do plano cartesiano com os valores mencionados.

A aula teve seu início oferecendo a cada aluno o material proposto para a atividade: 







Em seguida, parti do pressuposto que a circunferência tem 360º, que é o tal de uma fatia circular completa de abacaxi. Se partirmos ela em 4 partes iguais, teremos portanto, 4 quadrantes no valor de 90º.



Se pegarmos um das 4 partes e partí-la ao meio, estaremos partindo 90º pela metade, portante, será equivalante a 45º. Neste momento os alunos foram liberados para degustarem sua fatia de abacaxi correspondende aos 45º.



Os alunos tabém fatiram uma parte do abacaxi em aproximação de três partes iguais, compreendendo desta forma os ângulos de 30° e 60° (30° + 30°)
A partir daí, os alunos foram relacionado o plano cartesiano com seus quadrantes e os valores de ângulos. 
* 1 fatia = 90° = ângulo reto (com quina)
* 2 fatias = 90° + 90º = 180° = ângulo raso 
* 3 fatias  =  90° + 90° + 90°= 270°
* 4 fatias  = 90° + 90° + 90° + 90° = 360°(círculo completo)


A aula foi de grande proveito tanto para mim como educadora, quanto para meus alunos, pois percebi a aquisição de conhecimentos de uma forma clara e prazerosa par ambas as partes. Percebi a aprendizagem dos meus alunos até pelas braincadeiras ao decorrer e ao final da atividade, sendo do tipo:

# Comi 30° de meu abacaxi;
# Comi  135° ( 1 fatia de 90° +  45°(a metade de outra)) de minhas fatias de abacaxi; dentre outras.


Todo o material para a efetuação da mesma foi   oraganizado previamente pelos próprios alunos  com muita seriedade e responsabilidade. Fizemos um acordo, pois se tratava de levar talheres para dentro da sala de aula.

A resposta dos educandos foi além dos limites do ambiente escolar, pois tivemos relações de mútuas cooperações, responsabilidade, interesse e compromisso, portanto uma aprendizagem que certamente fará um diferencial em suas vidas e em minha vida profissional e humana.

Nota 10 para meus queridos alunos!

  9° Ano B - Ano 2011

Nenhum comentário: