Funções de 1º e de 2º Graus
Reconheça as curvas mais comuns
Sob um ponto de vista operacional, uma função pode ser considerada um conjunto de pares ordenados (x; y), criados de acordo com determinado critério; plotados em um sistema de coordenadas cartesianas.Os pares ordenados assim criados produzem o que se chama de gráfico da função. O conjunto dos valores x é chamado domínio da função, e o conjunto dos y é chamado imagem da função.
Nos pares ordenados, cada valor x é utilizado apenas uma vez.
Função polinomial do primeiro grau
f(x) = ax . Retas, cujo crescimento depende do sinal do coeficiente a.
Função polinomial do segundo grau
f(x) = ax2 . Parábolas, cuja concavidade depende do sinal do coeficiente a
Função do 1º                                                  grau:
 
Obs: PARA LER OS RETÂNGULOS EM BRANCO É SÓ CLICAR E SELECIONAR PARA O TEXTO APARECER                                                                                                    
Obs: PARA LER OS RETÂNGULOS EM BRANCO É SÓ CLICAR E SELECIONAR PARA O TEXTO APARECER
O                                                              gráfico de                                                              uma função                                                              do 1º grau                                                              de R em R é                                                              uma reta.  |                                                      
Exemplo:
1) Construa o gráfico da função determinada por f(x)=x+1:
[Sol] Atribuindo valores reais para x, obtemos seus valores correspondentes para y.
  |                                                          O                                                              conjunto dos pares                                                              ordenados determinados                                                              é f={(-2,-1),(-1,0),(0,1),(1,2),(2,3)}                                                                                                                           
  |                                                      
2) Construa o gráfico da função determinada por f(x)=-x+1.
[Sol] Atribuindo valores reais para x, obtemos seus valores correspondentes para y.
  |                                                          O                                                              conjunto dos pares                                                              ordenados determinados                                                              é f={(-2,3),(-1,2),(0,1),(1,0),(2,-1)}                                                                                                                           
  |                                                      
Gráficos crescente e decrescente respectivamente:
y                                                              = x+1 ( a > 0                                                              ) ; onde a = 1  |                                              
![]()  |                                              
Função                                                              crescente  |                                              
 y                                                              = -x+1 ( a < 0                                                              ); onde a=-1  |                                              
![]()  |                                              
Função                                                              decrescente  |                                              
Raiz ou zero da função do 1º grau:
  |                                                      
1) Considere a função dada pela equação y=x+1, determine a raiz desta função.
[Sol] Basta determinar                                                  o valor de x para termos y=0
x+1=0  »                                                   x=-1
Dizemos que -1 é                                                  a raiz ou zero da função.
                                                   
![]()  |                                                      
Note que o gráfico da função y=x+1, interceptará (cortará) o eixo x em -1, que é a raiz da função.
2) Determine a raiz da função y=-x+1 e esboce o gráfico.
[Sol] Fazendo y=0, temos:
0 = -x+1 » x = 1
Gráfico:
![]()  |                                                      
Note que o gráfico da função y=-x+1, interceptará (cortará) o eixo x em 1, que é a raiz da função.
Função do 2º grau
Exemplos:
a) y=x²+3x+2 ( a=1; b=3; c=2 )
b) y=x² ( a=1; b=0; c=0 )
c) y=x²-4 ( a=1; b=0; c=-4 )
Gráfico                                      de uma função do 2º grau:
                                                                             O gráfico                                                  de uma função                                                  quadrática  é uma parábola  |                                          
Podemos visualizar uma parábola em um parque de diversões, simplesmente olhando para a montanha russa.
![]()  |                                          
![]()  |                                          
Representação Gráfica  |                                          
Construa o gráfico da função y=x²:
Como na função do 1º grau, basta atribuir valores reais para x, obtemos seus valores correspondentes para y.
  |                                              ![]()  |                                          
Coordenadas do vértice
A coordenada x do vértice da parábola pode ser determinada por
.Exemplo: Determine as coordenada do vértice da parábola y=x²-4x+3
Temos: a=1, b=-4 e c=3

Logo,                                          a coordenada x será igual a 2, mas e                                          a coordenada y?
Simples:                                          Vamos substituir o valor obtido da coordenada                                          x e determinar o valor da coordenada                                          y.
Assim,                                          para determinarmos a coordenada y da                                          parábola 
y=x²-4x+3, devemos substituir o valor de x por 2.
y=x²-4x+3, devemos substituir o valor de x por 2.
y                                          = (2)²-4.(2)+3 = 4-8+3=-1
Logo,                                          as coordenadas do vértice serão V=(2,-1)
Portanto,                                          para determinarmos as coordenadas do                                          vértice de uma parábola, achamos o valor                                          da coordenada x (através de x=-b/2a)                                          e substituindo este valor na função,                                          achamos a coordenada y!!!
Raízes                                          (ou zeros) da função do 2º grau
Denominam-se                                          raízes da função do 2º grau os valores                                          de x para os quais ela se anula.
y=f(x)=0
Exemplo:                                          na função y=x²-4x+3, que acima acabamos                                          de determinar as coordenadas de seus                                          vértices, as raízes da função serão                                          x=1 e x`=3.
Vejamos                                          o gráfico:
![]()  |                                              
Notem                                          que quando x=1 e x`=3, a parábola intercepta                                          ("corta") o eixo x.
Como                                          determinar a raiz ou zero da função                                          do 2º grau?
Simplesmente                                          aplicando a resolução de equações do                                          2º grau, já vista na seção anterior.
Exemplo:                                          determine a raiz da função y=x²+5x+6:
Fazendo                                          y=f(x)=0, temos x²+5x+6=0
Agora                                          basta resolver a equação aplicando a                                          fórmula de Bháskara.
x²+5x+6=0
![]()  |                                              
Concavidade da parábola
Explicarei esta parte com um simples desenho.
![]()  |                                                  ![]()  |                                              
Positiva  |                                                  Negativa  |                                              
Exemplos:
y                                                      = f(x) = x² - 4  |                                              
![]()  |                                              
a                                                      = 1 >0  |                                              
y                                                      = f(x) = -x² + 4  |                                              
![]()  |                                              
a                                                      = -1   |                                              
Quando o discriminante é igual a zero
Quando o valor de
, o vértice a parábola encontra-se no eixo x. A coordenada y será igual a                                          zero.Exemplo: y=f(x)=x²+2x+1
x²+2x+1=0

x=x`=-b/2a=-1

x=x`=-b/2a=-1
As                                          coordenadas do vértice serão V=(-1,0)
Gráfico:
![]()  |                                              
Quando                                          o discrimintante é maior que zero
Quando                                          o valor de 
, a parábola intercepta o eixo x em dois pontos. (São as raízes ou zeros                                          da função vistos anteriormente).
, a parábola intercepta o eixo x em dois pontos. (São as raízes ou zeros                                          da função vistos anteriormente).Exemplo:                                          y = f(x) = x²-4x+3
x²-4x+3=0
 
x=1, x`=3

x=1, x`=3
Gráfico:
![]()  |                                              
Quando                                          o discriminante é menor que zero
Quando                                          o valor de 
, a parábola não intercepta o eixo x. Não há raízes ou zeros da função.
, a parábola não intercepta o eixo x. Não há raízes ou zeros da função.Exemplo:                                          y = f(x) = x²-x+2
x²-x+2=0


Gráfico:
![]()  |                                              
![]()  |                                                  ![]()  |                                                  ![]()  |                                              
![]()  |                                                  ![]()  |                                                  ![]()  |                                              
a>0  |                                                  a>0 | a>0 | 
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Para finalizarmos (ufa!), vamos desenhar o gráfico da função
y=-x²-4x-3
1ª etapa: Raízes ou zeros da função
-x²-4x-3=0
Aplicando a fórmula de Bháskara
x=-1, x`=-3
Aplicando a fórmula de Bháskara
x=-1, x`=-3
2ª                                          etapa: Coordenadas do vértice
Coordenada                                          x (=-b/2a): -(-4)/2.(-1)=-2
Coordenada                                          y: Basta substituir o valor de x obtido                                          na função
y = -x²-4x-3 = -(-2)²-4.(-2)-3 = -4+8-3 = 1
y = -x²-4x-3 = -(-2)²-4.(-2)-3 = -4+8-3 = 1
Portanto,                                          V=(-2,1)
3ª                                          etapa: Concavidade da parábola
y=-x²-4x-3Como                                          a=-1 < 0, a concavidade estará                                          voltada para baixo
Feito                                          isso, vamos esboçar o gráfico:



























2 comentários:
O Blog da Cris é muito divertido, interessante e educativo.
Ele traz bastante conhecimento sobre a Matemática e a Geometria.
Achei bem legal da parte da Cris por fazer um blog super interessante e que ajude as pessoas que tem dificuldades sobre os conteúdos.
Enfim, o blog é perfeito!
Lorena Ferreira - 9º Ano D
E. E. de Serra do Salitre
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