Métodos de Multiplicação

Loading...
Espero que este blog seja de grande ajuda nos trabalhos escolares.


Pesquisar este blog

Carregando...
Serra do Salitre (MG),

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Projeto Feira de Matemática

E. E. de Serra do Salitre
Projeto: Feira Mática
Professor (as): Cristhiane Neves Guimarães Castro
                       Maria Tereza Pacheco
                       Viviany de Paula 


Objetivo Geral: Estimular o processo cognitivo dos alunos na disciplina de Matemática, contextualizando os conhecimentos adquiridos em atividades lúdicas que avaliem suas aprendizagens, seus interesses e necessidades de aprimoramento, tornando desta forma, o conteúdo em um processo mais interessante e eficaz no processo de ensino-aprendizagem.

Objetivos Específicos:
+  Rever o nível de aprendizagem dos alunos, visando a aumento de competências e habilidades necessárias à aprendizagem;

+    Estimular o raciocínio lógico e mental dos alunos; 

+   Avaliar e demonstrar a aquisição de conhecimentos estudados no Ensino Fundamental e principalmente nos últimos anos; 

+  Sondar aprendizagens em termos de nível e domínio dos alunos dos conteúdos, direcionando trabalhos posteriores;


+ Estimular a capacidade criativa e autônoma dos alunos a fim de diretamente desenvolver tais habilidades, e indiretamente, estimular o gosto pela criação lógica e consistente de jogos que favoreçam a aprendizagem dos mesmos e de demais alunos;

+ Mostrar através deste projeto o quanto a matemática é importante para a nossa vida através de jogos    lúdicos interessantes.

Justiciativa: O Projeto 1ª Feira Mática inicialmente foi elaborado com o intuito de avaliar aprendizagens adquiridas pelos alunos durante o ano letivo, contextualizando através de jogos lúdicos os temas escolhidos pelos grupos de estudo e também demonstrar o quanto a Matemática está presente em nosso cotidiano.

         O conteúdo é visto por alguns alunos como algo desinteressante, monótono e complicado, com esta feira tive a oportunidade de quebrar esta visão não somente de meus alunos, mas também de toda comunidade escolar envolvida diretamente ou indiretamente na realização da feira.

         Acreditamos que a utilização de materiais concretos, lúdicos e da tecnologia na educação pedagógica auxilia e contribui na eficácia da aprendizagem dos alunos, onde possamos atingir nossos objetivos e promover uma educação de qualidade.

Público-Alvo:      Alunos (as) do 9° Ano B, 9° Ano C e 9° Ano D;   Alunos (as) do 6° Ano A e 6° Ano E; Alunos (as) do Curso Normal Matutino;  Indiretamente: Escola Estadual período matutino – Ensino Fundamental 6° ao 9° anos e Ensino Médio.

  Jogos Utilizados e Adaptados:

¿       Jogos de Memória, 
¿       Tiro ao Alvo; 
¿       Jogo de Argolas, 
¿       Boliche, 
¿       Dominó; 
¿       Caixeta Matemática; 
¿       Quebra-cabeça; 
¿       Pescaria; 
¿       Canaleta, 
¿       Roleta; 
¿       Atividade de Raciocínio no Computador e 
¿       Trilha  e outros.


Conclusão:  
            A 1ª Feira Mática aconteceu no último dia 25 de outubro no Anfiteatro “José Onofre Pacheco” contando com trabalhos realizados pelos alunos dos 9° Anos, dos 6° Anos e do Curso Normal.

         Os alunos demonstraram seus jogos, com suas regras, onde foram avaliados pelos seus professores; logo em seguida, as turmas convidadas começaram a visita à Feira onde puderam conferir cada jogo e consequentemente jogá-los.

         A visita demonstrou uma grande euforia e alegria dos alunos, tanto visitantes quanto alunos expositores. Nota-se uma grande auto-estima dos alunos expositores que com seus jogos eram a todo instantes solicitados e procurados para demonstrarem seus trabalhos.

         Os testes escolhidos pelos alunos foram testes de raciocínio e outros que poderiam contar como auxílio de papel e caneta para solucionar o problema. No final de cada jogo, sempre havia premiação para os alunos com melhores desempenhos.

         Os docentes que ali visitaram também puderam “jogar” e ser premiados, o que dava aos alunos um ar de respeito e valorização.

         Concluindo, o trabalho realizado alcançou muitos objetivos, ganhou respeito e valor, influenciando a auto-estima dos alunos, demonstrando a importância da matemática para nossa vida produzindo e consolidando saberes, melhorando a qualidade da educação. 

roduzindo e consolidando saberes, melhorando a qualidade da educaç, influenciando a auto-estima dos alunos, demonstrando a impo


 

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu queria para todas as idades do 6 ano até o primeiro grau mais não tem , então não me ajudou , mais gostei bastante ;D