Ensinar estatística e porcentagem no Ensino Fundamental para alunos do 9ª Ano é um desafio. Ensinar de maneira que tivesse um significado com aplicação imediata, e que despertasse o interesse, tinha que ser uma aula diferente. Mobilizar os alunos era o objetivo principal para que aprendessem na teoria e na prática, o conceito e a importância da estatística.
Mediante a tais questões, promovi um trabalho dinâmico visando calcular e analisar os gráficos e tabelas do IDEB da escola, principalmente no conteúdo de matemática, promovendo desta forma uma atividade real e do interesse da turma. Debatemos, calculamos e onde os alunos compreenderam melhor as metas que devemos atingir percebendo a sua importância para o processo avaliativo.
Diante destas questões realizamos concomitante, os cálculos das notas bimestrais em porcentagem e comparamos o grau de desenvolvimento dos mesmos. Desta forma, os alunos tornaram-se mais compromissados e conscientes com o processo ensino-aprendizagem "avaliativo-institucional", onde cada um está desempenhando seu papel com maior eficácia.
Concluí com este trabalho que todo processo-educativo que visa a realidade torna-se mais sólido diante da aprendizagem dos alunos.
Na turma 9º Ano B houve um crescimento de 65% na aprendizagem dos alunos; na turma do 9º Ano C, o crescimento foi de 58,8% e no 9º ano D, foi de 30%.
Os cálculos foram realizados pelos alunos com o auxílio da professora.
Isso tudo aconteceu graças ao esforço de ...
Parabéns pelo sucesso, pois vocês merecem!
Obs.: Para análise do gráfico de setores seria necessária a elaboração de dois gráficos comparativos, utilizaremos a imagem demonstrada como parcial de um gráfico com 100% em sua totalidade.
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